Em Pantano Grande, novas pistas da duplicação estão em fase final. Foto: Deni Zolin
Enquanto a previsão é de que a duplicação da RSC-287 comece até junho, outra ligação de Santa Maria com Porto Alegre também deve ter ritmo maior de obras. A coluna questionou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) se a BR-290 terá trechos duplicados este ano ou se vai aguardar a concessão da rodovia para pedágios. O Dnit no Estado informou apenas que a previsão é que a BR-290 tenha 14 quilômetros duplicados até dezembro. Será no lote 4, que vai do km 199 até o km 228, o que inclui a travessia urbana de Pantano Grande em direção ao trevo para Cachoeira do Sul. Para isso, o Orçamento da União prevê que sejam investidos R$ 178,4 milhões na BR-290 em 2023.
No início deste ano, perto de Pantano Grande, já havia vários trechos das novas pistas da BR-290 com base pronta e até camada de piche (chamada imprimação), etapa anterior à colocação de camada de asfalto. Em outros trechos, mais próximo ao trevo para Cachoeira, a terraplanagem feita há quase 10 anos seguia com mato.
Apesar de essa promessa de entregar 14 dos 115 km da rodovia agora em 2023, não está claro se o governo Lula pretende dar continuidade à duplicação por conta própria, nos próximos anos, ou se vai lançar o edital para conceder a BR-290, a BR-392 e a BR-158 para a iniciativa privada concluir as obras e cobrar pedágios.
AS OBRAS DA BR-290
Extensão – 115 km, entre Eldorado do Sul e o interior de Pantano Grande
Quando começou – 2014
Custo previsto na época – R$ 583 milhões
Quando parou – 2016. Foram concluídos só os viadutos de Charqueadas de Pantano Grande, e o de Arroio dos Ratos está pronto, mas sem rampa. Vários trechos tiveram terraplenagem feita, mas parte do serviço acabou sendo perdido, pois o mato cresceu
A retomada – Em 2022, havia trabalhos na rodovia, com a conclusão do trevo de Pantano e preparação para pavimentar alguns trechos curtos da duplicação, perto de Pantano. Para 2023, previsão é gastar R$ 178,4 milhões e concluir 14 km da duplicação
A concessão para pedágios – Em paralelo às obras, o governo federal faz estudos para entregar a BR-290, a BR-392 e a BR-158, aqui na região de Santa Maria, para a iniciativa privada assumir a duplicação da 290 e fazer terceiras faixas nas demais, cobrando pedágio. Porém, com o governo Lula, não está claro se o projeto será levado adiante